Olá professores e professoras. Estas são algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas com nossos estudantes nesse primeiro período de 2023. Como sugestões que são, não pretendem "amarrar" as outras abordagens que você pode com certeza preferir levando em conta seu conhecimento das turmas. O que pretendemos aqui é apenas sugerir metodologias ativas sempre pautadas nos conceitos de letramentos múltiplos, textos multimodais e multissemióticos. Dito isto, aconselha-se a visualização dos vídeos abaixo onde, de maneira mais coloquial, são mostradas as possibilidades que não se esgotarão em si mesmas, pois sabemos que sua criatividade e autonomia são os elementos primordiais quando se fala em processo ensino-aprendizagem. Pretendemos apenas provocar, o resto é com vocês. Boa sorte!!!
Total physical response is a method that uses commands for specific actions performed by students. Using at the same time oral language, chunks, imperative forms and students' physical responses, the method is an interesting approach through which meaningful learning occurs.
After a few repetitions of commands, the teacher stops acting according to the lines and starts to speak only the commands, at this moment the students become able to hear only the commands and act according to them.
At the right moment, students begin to feel confident to speak slowly, repeating the same method used for themselves, according to Freemman 2008:
"Asher says that students will want to speak after ten to twenty hours of
inst ruction, although some students may take longer, Students should not
be encouraged to speak until they a re ready."
For further studies you can take a look at Freeman's book available through the link below. Watch the video below and see how TPR can be applied with children and teens.
Fonte da imagem: https://www.teachingenglish.org.uk/article/community-language-learning
Since I started these studies on the different ways of teaching and learning English, I have been able to see that in many situations of our daily lives we are always using specific strategies based on methods not always known to us. Talking about Community Language Learning and its particular approach, I realized that some strategies were used by me in my previous experiences.
The first positive aspect of the method that I would like to emphasize is that the practice of conversation is an important point. In fact, it all starts with a conversation in which learners alternately use their own language and the target language. Another relevant aspect is the role of the teacher. In this method, the teacher acts much more as a counselor than as a teacher. Some other important features like hearing their voices on a recording tape, directing themselves in a conversation being free to choose the topic or talking about experiences in activities and receiving positive feedback from the teacher help students to feel safe to learn. Below you will see a summary and videos explaining a little more about the method.
* Important characteristics of the Community Language Learning
- Stimuli for conversation (Language is for communication)
- Teacher's role: More counselor than a teacher
- Interaction between teacher and students, students and students: The teachers acts as a supporter for learning; as the communication directs the most part of the activities the relation between students is constant.
- Tape recording to hear students' voices: An excellent strategy for students to hear their own voices and reflect on their pronunciation.
TEXTO TRADUZIDO
Desde que iniciei esses estudos sobre as diferentes formas de ensinar e aprender inglês, pude constatar que em muitas situações do nosso cotidiano estamos sempre utilizando estratégias específicas baseadas em métodos nem sempre conhecidos por nós. Falando sobre Aprendizagem de Línguas Comunitárias e sua abordagem particular, percebi que algumas estratégias foram utilizadas por mim em minhas experiências anteriores.
O primeiro aspecto positivo do método que gostaria de enfatizar é que a prática da conversação é um ponto importante. Na verdade, tudo começa com uma conversa em que os alunos usam alternadamente sua própria língua e a língua-alvo. Outro aspecto relevante é o papel do professor. Nesse método, o professor atua muito mais como conselheiro do que como professor. Algumas outras características importantes como ouvir suas vozes em uma fita de gravação, direcionar-se em uma conversa ter liberdade para escolher o tema ou falar sobre experiências em atividades e receber feedback positivo do professor ajudam os alunos a se sentirem seguros para aprender. Abaixo você verá um resumo e vídeos explicando um pouco mais sobre o método.
* Características importantes da Comunidade de Aprendizagem de Línguas
- Estímulos para conversação (Linguagem é para comunicação)
- Papel do professor: Mais conselheiro que professor
- Interação entre professor e alunos, alunos e alunos: Os professores atuam como apoiadores da aprendizagem; como a comunicação direciona a maior parte das atividades, a relação entre os alunos é constante.
- Gravação para ouvir as vozes do aluno: Uma excelente estratégia através dos alunos poderem ouvir suas próprias vozes e refletir sobre sua pronúncia.
The first thing I could say about this method is that it is a "smart" method! Why do I say that? Because I was surprised at how this approach works in two dimensions of our perception. Through interesting and variable strategies, this method can reach our capacity for conscious and subconscious learning.
The most important thing in this way of teaching is to break down the barriers that students have when trying to learn a second language, some of them: fear of making mistakes, shyness, etc. Through some interesting strategies, students are replaced by other characters and, through them, develop different actions guided by teachers. These actions help learners get rid of many of the psychological obstacles that hold back the learning process.
Another
curious teaching strategy is the use of music, images and others to create a
reliable and comfortable space, where the student can feel free from any kind
of unpleasant situation.
All this contributes to learning in an
active and passive way. Below you will see the main features of the method and
watch a video where you can see the method in action.
If you want to delve a little deeper into the method, you can consult the work on which this research is based.
FREEMAM, Diane-Larsen. Techniques and principles in language teaching. Oxford. 2000
TEXTO TRADUZIDO
A primeira coisa que eu poderia dizer sobre esse método é
que é um método "inteligente"! Por que eu digo isso? Porque me
surpreendi com a forma como essa abordagem funciona em duas dimensões da nossa
percepção. Por meio de estratégias interessantes e variáveis, esse método pode
atingir nossa capacidade de aprendizado consciente e subconsciente.
O mais importante nessa forma de ensinar é derrubar as barreiras que os alunos têm quando tentam aprender uma segunda língua, algumas delas: medo de errar, timidez etc. Ao longo de algumas estratégias interessantes os alunos se substituem por outros personagens e, por meio deles, desenvolvem diferentes ações orientadas pelos professores. Essas ações ajudam os aprendizes a jogar fora muitos dos obstáculos psicológicos que travam o processo de aprendizagem.
Outra estratégia curiosa de ensino é o uso de músicas, imagens e outros para criar um espaço confiável e confortável, onde o aluno possa se sentir livre de qualquer tipo de situação desagradável.
Tudo isso contribui para o aprendizado de forma ativa e passiva. Abaixo você verá as principais características do método e assistirá a um vídeo onde poderá ver o método em ação.
Se você quiser se aprofundar sobre o método você pode consultar a obra que embasa essa série de estudos.
FREEMAM, Diane-Larsen. Techniques and principles in language teaching. Oxford. 2000