quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Sugestões de atividades e abordagens metodológicas para o primeiro período - 7º ano

 Olá professores e professoras. Estas são algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas com nossos estudantes nesse primeiro período de 2023. Como sugestões que são, não pretendem "amarrar" as outras abordagens que você pode com certeza preferir levando em conta seu conhecimento das turmas. O que pretendemos aqui é apenas sugerir metodologias ativas sempre pautadas nos conceitos de letramentos múltiplos, textos multimodais e multissemióticos. Dito isto, aconselha-se a visualização dos vídeos abaixo onde, de maneira mais coloquial, são mostradas as possibilidades que não se esgotarão em si mesmas, pois sabemos que sua criatividade e autonomia são os elementos primordiais quando se fala em processo ensino-aprendizagem. Pretendemos apenas provocar, o resto é com vocês. Boa sorte!!!

O QUE O PNLD NOS OFERECE - POSSÍVEIS ABORDAGENS


























domingo, 29 de janeiro de 2023

Sugestões de atividades e abordagens metodológicas para o primeiro período - 6º ano

 Olá professores e professoras. Estas são algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas com nossos estudantes nesse primeiro período de 2023. Como sugestões que são, não pretendem "amarrar" as outras abordagens que você pode com certeza preferir levando em conta seu conhecimento das turmas. O que pretendemos aqui é apenas sugerir metodologias ativas sempre pautadas nos conceitos de letramentos múltiplos, textos multimodais e multissemióticos. Dito isto, aconselha-se a visualização dos vídeos abaixo onde, de maneira mais coloquial, são mostradas as possibilidades que não se esgotarão em si mesmas, pois sabemos que sua criatividade e autonomia são os elementos primordiais quando se fala em processo ensino-aprendizagem. Pretendemos apenas provocar, o resto é com vocês. Boa sorte!!!

O QUE O PNLD NOS OFERECE - POSSÍVEIS ABORDAGENS





SUGESTÕES DE ATIVIDADES















terça-feira, 6 de dezembro de 2022

SÉRIE - MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (TOTAL PHYSICAL RESPONSE - TPR)

     


    Total physical response is a method that uses commands for specific actions performed by students. Using at the same time oral language, chunks, imperative forms and students' physical responses, the method is an interesting approach through which meaningful learning occurs.

    After a few repetitions of commands, the teacher stops acting according to the lines and starts to speak only the commands, at this moment the students become able to hear only the commands and act according to them.

    At the right moment, students begin to feel confident to speak slowly, repeating the same method used for themselves, according to Freemman 2008:

"Asher says that students will want to speak after ten to twenty hours of
inst ruction, although some students may take longer, Students should not
be encouraged to speak until they a re ready."

    For further studies you can take a look at Freeman's book available through the link below. Watch the video below and see how TPR can be applied with children and teens.
 








segunda-feira, 21 de novembro de 2022

SIMPLE PRESENT X PRESENT PROGRESSIVE (6TH GRADE)


You can download this activity through the link below:

https://files.liveworksheets.com/def_files/2021/2/20/10220135800564295/102201358000043.pdf

https://www.liveworksheets.com/worksheets/en/English_as_a_Second_Language_(ESL)/Present_simple_and_present_continuous/Simple_Present_vs_Present_Progressive_og1617262hl

 

SIMPLE PAST AND PAST PROGRESSIVE ACTIVITY (7th grade)


 

You can download this activity through the link below:  

https://files.liveworksheets.com/def_files/2021/5/14/10514221000464023/105142210003944.pdf

https://www.liveworksheets.com/worksheets/en/English_as_a_Second_Language_(ESL)/Past_simple_and_past_continuous/Simple_Past_vs._Past_Progressive_qy1907506me

FUTURE WILL X GOING TO (8TH OR 9TH GRADES)


 You can download this activity through the link below:

https://files.liveworksheets.com/def_files/2017/6/1/706011359010965/706011359010965.pdf

https://www.liveworksheets.com/worksheets/en/English_as_a_Second_Language_(ESL)/Will_vs_going_to/Will_v_Going_to_mz1387uv

PHRASAL VERBS (get) ACTIVITIES (9TH AND 8TH GRADES)


You can download the activity through the link below:

https://files.liveworksheets.com/def_files/2018/9/27/809271118286941/809271118286113.pdf 

https://www.liveworksheets.com/worksheets/en/English_as_a_Second_Language_(ESL)/Phrasal_verbs/Phrasal_verbs_with_GET_kd10332ne

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

SÉRIE - MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (COMMUNITY LANGUAGE LEARNING)

 

Fonte da imagem: https://www.teachingenglish.org.uk/article/community-language-learning

    Since I started these studies on the different ways of teaching and learning English, I have been able to see that in many situations of our daily lives we are always using specific strategies based on methods not always known to us. Talking about Community Language Learning and its particular approach, I realized that some strategies were used by me in my previous experiences.

    The first positive aspect of the method that I would like to emphasize is that the practice of conversation is an important point. In fact, it all starts with a conversation in which learners alternately use their own language and the target language. Another relevant aspect is the role of the teacher. In this method, the teacher acts much more as a counselor than as a teacher. Some other important features like hearing their voices on a recording tape, directing themselves in a conversation being free to choose the topic or talking about experiences in activities and receiving positive feedback from the teacher help students to feel safe to learn. Below you will see a summary and videos explaining a little more about the method.

* Important characteristics of the Community Language Learning

    - Stimuli for conversation (Language is for communication)

    - Teacher's role: More counselor than a teacher

    - Interaction between teacher and students, students and students: The teachers acts as a supporter for learning; as the communication directs the most part of the activities the relation between students is constant.

    Tape recording to hear students' voices: An excellent strategy for students to hear their own voices and reflect on their pronunciation. 

 
 

 TEXTO TRADUZIDO

    Desde que iniciei esses estudos sobre as diferentes formas de ensinar e aprender inglês, pude constatar que em muitas situações do nosso cotidiano estamos sempre utilizando estratégias específicas baseadas em métodos nem sempre conhecidos por nós. Falando sobre Aprendizagem de Línguas Comunitárias e sua abordagem particular, percebi que algumas estratégias foram utilizadas por mim em minhas experiências anteriores. 

    O primeiro aspecto positivo do método que gostaria de enfatizar é que a prática da conversação é um ponto importante. Na verdade, tudo começa com uma conversa em que os alunos usam alternadamente sua própria língua e a língua-alvo. Outro aspecto relevante é o papel do professor. Nesse método, o professor atua muito mais como conselheiro do que como professor. Algumas outras características importantes como ouvir suas vozes em uma fita de gravação, direcionar-se em uma conversa ter liberdade para escolher o tema ou falar sobre experiências em atividades e receber feedback positivo do professor ajudam os alunos a se sentirem seguros para aprender. Abaixo você verá um resumo e vídeos explicando um pouco mais sobre o método. 

 

* Características importantes da Comunidade de Aprendizagem de Línguas

    - Estímulos para conversação (Linguagem é para comunicação) 

    - Papel do professor:  Mais conselheiro que professor

    - Interação entre professor e alunos, alunos e alunos: Os professores atuam como apoiadores da aprendizagem; como a comunicação direciona a maior parte das atividades, a relação entre os alunos é constante.

    - Gravação para ouvir as vozes do aluno: Uma excelente estratégia através dos alunos poderem ouvir suas próprias vozes e refletir sobre sua pronúncia.

RELATIVE PRONOUNS - (EF08LI20) Utilizar de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, those) para construir períodos compostos por subordinação


You can download the activity through the link below:



 

PREFIXES AND SUFFIXES ACTIVITY - (EF08LI13) Reconhecer prefixos e sufixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

 



You can download the activity through the link below: